8 de out. de 2010

Projeto: "ABC da Natureza"


Justificativa

- Importância da preservação ambiental a discussão e a reflexão sobre a ação humana diante da natureza.
- Realidade percebida na escola como, torneiras abertas nos banheiros lixo jogado no chão.
- Maltrato de animais.

O que sabemos?
  • Importância de cuidar do planeta
  • A importância da reciclagem de lixo
  • Animais que estão morrendo por causa da destruição das florestas.
  • Aprender maneiras práticas sobre como cada aluno e demais pessoas possam contribuir realmente para diminuir o desperdício de água, energia elétrica, reduzir o consumismo, etc.

O que queremos aprender?
  • Como transformar lixo em adubo.
  • Não poluir.
  • Cuidar melhor da natureza.
  • Cuidar melhor do planeta, compreendendo a interdependência existente entre os seres vivos.

Como vamos aprender?
  • Observação fora do ambiente escolar.
  • Pesquisa na Internet sobre formas de vida.
  • Apresentação em Vídeos.
  • Confecções de textos coletivos.
  • Aplicação do projeto dentro do currículo escolar aperfeiçoando o Português, Matemática e Ciências
  • Utilização do Computador como uma ferramenta de aprendizagem e pesquisa.

Referencial teórico


Objetivo geral

Compreender, respeitar e valorizar a natureza como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vivemos.

Objetivos específicos

  • Valorizar a importância da água e utilizá-la de forma correta.
  • Reconhecer a importância das árvores e dos animais e a necessidade de cuidar através do lema: Plante, Preserve e Cuide.

Metodologia

Este projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar e vivenciado possibilitando atividades práticas e vivências de pessoas no meio em que convivem esses alunos.
Foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, vídeos, pesquisa via internet e produção textual.

Duração

4 aulas de 4 horas

1º Momento

  • Iniciamos a aplicação do projeto a ser desenvolvido. Nos reunimos para discutir como seria aplicadas as atividades dividindo tempos e horas para a aplicação de cada atividade. Também foi discutido os recursos a serem utilizados, os materiais que irem gastar e modo de como será aplicado cada atividade.

2º Momento
  • Iniciamos a coleta os dados fazendo investigações em sala de aula como o nome do projeto. O que eles já sabem. O que eles querem aprender. Dentro de nosso cronograma as atividades serão realizados a partir do dia: 29/09/2010.
3º Momento
  • A saída dos alunos da sala, para observação direta do ambiente em torno da escola visualizando os diferentes elementos que o compõem nosso planeta. Como continuidade, observação pelos alunos do trajeto de suas casa até a escola, para posterior debate em classe. O debate e a troca de idéias ocorreram em classe sob a orientação da professora, incentivando as comparações diferenciadas observadas. Os registros das suas observações foram através de desenhos e produção de texto coletiva associando a vida na fazenda, incentivando os alunos a perceber a interdependência entre os diferentes seres vivos e demais elementos que compõem o meio ambiente.
4º Momento
  • A partir das curiosidades dos alunos sobre diferentes animais organizou-se uma pesquisa na internet e vídeos disponibilizados na própria escola, as buscas geram em torno dos nomes conhecidos e nomes científicos, como nascem e se reproduzem, o que comem, as características do corpo, tempo médio de vida, etc. Um dos vídeos assistido pelos alunos foi o filme “Vida de insetos”.

Avaliação

A avaliação ocorreu de forma processual e continua. Quanto ao alcance dos objetivos propostos há que considerar dos alunos o interesse pelas atividades devido a pesquisa ter sido realizada por via internet e a mudança de sua postura frente as questões do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário