16 de set de 2010

Uso das Tecnologias no Currículo

 

A utilização de novos recursos tecnológicos, de hipótese alguma, poderá ser vista como uma forma negativa de melhorar a aprendizagem dos alunos, até por que já temos provas o bastante que tudo que é “lúdico” atrae e agrada; com isso, nós docentes temos sim que abraçar esta causa como uma mudança de paradigma nacional e mais ainda, precisamos ter cautela e engajamento na conduta para que possamos cada vez mais atrair novos adeptos para nosso time.
No que diz respeito as atividades curriculares tradicionais, não vejo o porque mudar o que está sendo feito, o que precisamos é adaptar a forma como são feitas estas tarefas, uma vez utilizando os computadores os alunos terão uma nova fonte de pesquisa para esclarecer as dúvidas que muitas vezes, nós professores achamos que elas deixaram de existir com nossos ensinamentos mas na realidade a dúvida de juntou à outras já armazenadas no cérebro do aluno. Enfim, as atividades curriculares ficaram enriquecidas om o apoio que o computador e a internet tem a oferecer.
Quando falamos em mudanças, acredito que haverá muitas, algumas positivas outras negativas mas devemos ter a consciência que o trabalho tem que ser feito, apresentado e a partir dos resultados alcançados é que conseguiremos quebrar as barreiras que ainda resistirem. Quando enxergamos o docente, como pessoa, meu ponto vista a mudança será radical, pois sairemos do marasmo de uma sala de aula, para uma sala de aula virtual, lúdica, atraente e participativa.
Ainda é cedo para darmos respostas concretas sobre resultados em aprendizagem, mas eu vejo resultados impressionantes à frente.
É claro que teremos alguns desafios extras, tais como, prender a atenção dos alunos no foco do tema proposto, uma vez que muitos deles, trarão curiosidades pessoais, cotidianas para dentro da sala e ai sim o docente terá que aplicar algumas regras de limites para não perder o objetivo do trabalho. Regras estas que poderão até se incluir penalidades quanto ao uso dos computadores, restrições à sites, assim por diante.
A criação de potencializações de nossas aulas, exigirá do docente conhecimento constante sobre tudo que acontece na rede. Até por que as mudanças na internet não acontecem de décadas em décadas e sim a todo momento. Por isso, teremos que ficar antenados e levar esses acontecimentos para debater juntos com os alunos e tomas suas opiniões a respeito. Através desta atitude, construiremos uma educação mais “madura”, e preparada qualquer discussão que no futuro este aluno se deparar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário