16 de set. de 2010

Contribuições das Tecnologias



Em minha pouca experiência de sala de aula, nestes últimos 12 meses, foram realizados 3 projetos; 2 projetos aplicados na Zona Urbana e 1 projeto realizado na Zona Rural, no município que atuo; eu posso descrever este último projeto como uma experiência fascinante e merece uma reflexão. Foi uma atividade relativamente simples mas que surtiu um resultado positivo e enriquecedor para os alunos e para toda a escola.
O projeto teve como objetivo central a “Navegabilidade na internet e a criação de um videoclipe a ser postado em Blog da escola” ( http://emcapivara.blogspot.com ), também recém-criado na rede mundial de computadores.

O público-alvo foi os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, Zona Rural, crianças pertencentes a famílias de baixa renda, tendo a agricultura familiar como meio de subsistência, seus comportamentos em sala de aula são um tanto agitados, e, o grupo possui 14 integrantes (5 meninos e 9 meninas).
No decorrer de toda atividade foi possível notar momentos de alta atenção, momentos de dispersão, momentos com necessidade de desenvolver os trabalhos em grupos, outros momentos com o sentimento de competição (individualismo). No entanto, todos estavam cientes que o resultado só poderia ser alcançado se tivéssemos a participação do grupo.
Mesmo dividindo o grupo em 2 partes (A e B) não perdemos o foco e o grau de coesão grupal.
Por serem crianças de Zona Rural não possuidoras de conhecimentos detalhados das mídias tecnológicas existentes (computador + internet), a mente deles estavam sempre atentas as instruções passadas, porém, com o caminhar das aulas aos poucos foi nascendo a curiosidade em navegar em sites paralelos. Nos últimos 10 minutos de cada aula foi deixado que as mesmas pudessem explorar estas curiosidades, dentro de uma limitação rígida de contexto. A facilidade de compreender a utilização de teclas de atalho para a realização de nossas atividades foi impressionante. E, quanto a outra etapa do projeto que era o manuseio de uma câmera filmadora com o propósito da criação de um videoclipe, tendo como objetivo estimular o lado perceptivo da criança sobre as coisas ao seu redor; foi inacreditável os resultados. Uma vez que, podemos notar que algumas delas focavam as lentes nas imagens de interesse pessoal, outras na paisagem ao redor da escola, outras ainda o próprio comportamento dos colegas e até a idolatria aos trabalhos feitos pelos alunos de séries superiores à deles.
Enfim, a conclusão que posso tirar teste trabalho, que quanto maior o número de informações disponíveis em nosso meio, maior será o grau de interesse em particionar, explorar os detalhes destas informações. Sendo que, quanto menor o número destas informações, menor será o interesse em aprender, conhecer, podendo até chegar a nenhum interesse.

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog, quanto mais projetos como êste, com o intuito de desenvolver o aprendizado das crianças, torna o ensino no Brasil mais fácil e eficiente.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a seu resumo do trabalho que vc fez desse ano com as crianças esse é um pequeno passo pra que elas comecem a entrar no mundo digital
    abraço

    ResponderExcluir