14 de abr. de 2012


Qual o método de avaliação a ser seguida?



     A tecnologia está presente em vários âmbitos na educação escolar, são muitos recursos que possibilitam potencializar o aprendizado dos alunos. O detalhe é, até que ponto os métodos de avaliação para esta nova tendência devem seguir a tal postura, a tradicional ou a inovadora?

        Na postura tradicional tem caráter seletivo, tendo como foco a avaliação (notas), já na postura inovadora possuem um visão muito mais abrangente, onde o desempenho do aluno é o fator predominante.

     Independente do tipo de postura que uma escola opta, é essencial afirmar que a escola deve sempre encarar a educação como um instrumento transformador e de formação da cidadania. Dentro desta perspectiva inovadora, devemos enxergar a escola com a aplicação da educação 2.0:

*  Um desenvolvimento na aprendizagem de forma dinâmica;
*  O estímulo e a valorização do trabalho coletivo;
*  Estimular o aluno ao pensamento crítico e pensante;
*  Criar fóruns, que possibilite o debate crítico e de ideias;
*  Trabalhar o letramento, de forma que o aluno possa assimilar o conhecimento de mundo com o conhecimento científico;
* O papel do professor como mediador poderá estimular a utilização de novos ambientes de estudos, presenciais ou virtuais;
*  Desenvolvimento de competências e potencialidades, tanto do professor, quanto do aluno.

        Enfim, para que qualquer que seja a estratégia utilizada para potencializar o aprendizado, extremamente importante que conhecemos nossos alunos primeiramente, ou seja, suas fraquezas, seus gostos, suas angustias, o seu “EU”, para que ai sim possamos planejar de forma coesa, quais serão as ferramentas próprias para o alcance dos objetivos

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