22 de abr. de 2012

Interdidática 2012 - São Paulo/SP


Semana Internacional de Tecnologia Educacional



Entre os dias 17 a 19 de Abril de 2012, a Interdidática, realizou a SEMANA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL, promovendo o Fórum Internacional de Tecnologia Educacional com foco no debate “O professor e a Tecnologia Educacional aplicada na sala de aula” e os Workshops Temáticos, com o tema “Os produtos e Serviços que o mercado oferece em Tecnologia Educacional – Saber o que existe e compreender o acesso”.
O evento foi realizado no Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo – SP e contou com mais de 12.000 visitantes, dentre Prefeituras, Secretarias de Educação, Especialistas em TIC, Professores e a Imprensa televisível.
A Secretaria Municipal de Educação esteve presente no evento com a participação de nosso Especialista em TIC e Profº de Informática Ailton Adriano, promovido pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta.
Dentro as inúmeras possibilidades tecnológicas de potencializar os conteúdos de sala de aula, algumas tiveram destaques, segundo nosso Especialista.

  • A Robótica Pedagógica: onde através de pequenas peças de LEGO, é possível explorar vários conteúdos didáticos como Matemática, Português, Ciências, assim como, a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe;
  • A Lousa Interativa: onde numa solução educacional completa, os recursos desta, tornam as salas de aula dinâmicas e produtivas, permitindo um ótimo aproveitamento do tempo e maximizando o aprendizado dos alunos.
  • Os Kits Educacionais de Ciência: onde são mostradas aos alunos as inúmeras possibilidades de se aproveitar os recursos naturais e convertê-los em energia renovável. Proporcionando ao educando um conhecimento na produção de energia elétrica de modo mais sustentável ambientalmente.
  • Educação Especial Digital: através de softwares que focalizam no desenvolvimento de alunos com dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita, como a Dislexia, TDAH e falhas no processamento auditivo.
  • Os Jogos Educacionais: um destaque especial à empresa incubada da UFV (Jungle Digital Games) que apresentou na feira os resultados obtidos na parceria pioneira em Tecnologia Educacional com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de São Miguel do Anta.
O Mito da Caverna, é um software modelado aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e aplicado em nossas escolas municipais em São Miguel do Anta. A Jungle também apresentou através de um folder, uma nova tecnologia computacional “Realidade Aumentada”, onde, através de um holograma posicionado a frente de uma web-cam no site da empresa, seria possível assistir a uma entrevista com o nosso Especialista em TIC (Ailton Adriano), sob os resultados, com o software, já alcançado com nossos alunos da Rede Municipal.

Nesta tempestade de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC), a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de São Miguel do Anta, promovem cada vez mais uma Educação de Qualidade em nosso município, e, sobretudo, graças ao empenho de nossos profissionais ligados direta e indiretamente à sala de aula.

Um comentário:

  1. Vejo que te interessam as TICs por isso te aviso que a partir do dia 3 de julho vai estar aberto um fórum de discussão sobre o uso do blog como ferramenta na sala de aula. Sua colaboração pode ajudar muito. Dê uma passada por http://encuentro.educared.org/

    ResponderExcluir