12 de nov de 2012

Educação Ambiental

PreForEA - Ponte Nova-MG

Aconteceu, nesta última 6ª feira (09/11/2012) o PreForEA - Fórum Regional de Educação Ambiental - na SRE - Superintendência Regional de Educação em Ponte Nova-MG.

O Fórum teve como objetivo fomentar ideias e propostas que viabilizem uma consciência real e efetiva sobre a preservação de nossos recursos naturais e uma Educação Ambiental iniciando-se nas escolas. 

Estiveram presentes: Professores, Secretários de Educação e Prefeitos Municipais e Integrantes de Organizações não governamentais ligadas ao Meio Ambiente, assim como, a Diretora da SRE-Ponte Nova, Presidente da CIEA e Presidente da AMAPI.
Tema central do Fórum: Conectividade Socioambiental Brigadeiro/Caparaó.

Contamos com a presença do Profº Luiz Fontes da UFV, o qual nos apresentou os conceitos básicos sobre a Educação Ambiental (EA), assim como, suas características e objetivos:

  1. Conscientização;
  2. Conhecimento;
  3. Atitudes;
  4. Habilidades;
  5. Capacidade de avaliação;
  6. Participação.

Algumas características da EA: tem que ter uma sua abrangência efetiva. Ela tem que ser globalizadora. Ela que ser permanente e contextualizadora e transversal.

Objetivo do ForEA: Promover o envolvimento de atores sociais na EA a partir da construção de conhecimento sobre os problemas ambientais locais e regionais.

Objetivos específicos:
  • Refinar o nível de discussão acerca do tema central;
  • Incentivar a realização de trabalhos e projetos EA;
  • Incentivar a elaboração de projetos em EA acerca dos problemas ambientais de desenvolvimento regional e do desenvolvimento do ecoturismo;
  • Incentivar a política ambiental nos municípios;
  • Avaliar o nível de envolvimento e satisfação dos participantes do ForEA no que refere aos palestrantes e a organização em geral;
  • Atuar na renovação do compromisso que os representantes dos municípios participantes assumem

Vejam as fotos abaixo:









 


Um comentário:

  1. What's up, its fastidious paragraph regarding media print,
    we all know media is a enormous source of facts.


    Here is my web blog: strassenkunst.info ()

    ResponderExcluir