29 de jun. de 2010

O que é Hipertexto?

Internet

A internet desde 1969 é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo da informática. Os americanos a introduziram utilizando-a como armamento bélico e posteriormente aplicando a ela uma infinidade de funções comerciais. O mundo abraçou a ferramenta, porém, adotaram novas formas de utiliza-la, uma delas o entretenimento. Hoje temos, ORKUT, MSN, TWITTER, FACEBOOK, JOGOS ONLINE e muitos outros sites para comunicação em massa e de diversão (jogos, etc.).
Não sabemos ainda qual será o destino da internet, o que sabemos é que a grande idéia foi transformada um grande problema. Por isso, é fundamental que saibamos utilizá-la de forma consciente e inteligente.

Percepções ao Navegar com hipertextos

Minha reflexão sobre as percepções ao navegar com hipertextos, vão muito além das 250/300 palavras aqui citadas.
O texto eletrônico depende de uma tecnologia emergente, sujeita a constantes transformações; a boa utilização do hipertexto passa por um conhecimento da máquina para que sejam devida e corretamente explorados os seus recursos - um certo conhecimento da gramática da tela que oriente a escrita para que seja mais adequada ao meio que a torna possível.
Entendemos, porém, que, muito mais do que uma simples enumeração de vantagens e problemas há que se usar o argumento de uma reflexão sobre o hipertexto, o qual se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.
Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.

20 de jun. de 2010

USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

O vídeo assistido: “O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.” Nos apresenta numa fração de segundos, um resumo do que o uso das tecnologias em nossa prática pedagógica são importantes. Pude observar que, destes recursos visuais ou sonoros, poderemos obter um grande resultado na aprendizagem de nossos alunos, uma vez que, toda apresentação de forma lúdica, tem a atenção garantida dos alunos. Até porque as formas de obter informações, pesquisas, não se limitam mais somente aos livros, revistas e jornais, e sim, através da internet, rádio, televisão, etc.

Nós professores temos que se aprimorar no uso destas tecnologias e explorá-las em sala de aula ou até mesmo, fora da sala de aula, que também não deixa de ser outra forma de recurso para a prática pedagógica.


Fonte de pesquisa:

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83219/pg12.html
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173815Edu-digital.pdf

TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA

Fichamento

No projeto “História do Computador”, foi aplicado á todas as crianças do ensino fundamental da rede municipal dos seguintes anos 3° ao 5° ano.
Teve-se como principal objetivo, proporcionar aos alunos um conhecimento sobre toda a história dos equipamentos de informática, deste os primeiros equipamentos, gigantescos, até os atuais netbooks, palms, ipods.

A pesquisa foi realizada por intermédia da internet e coleta de informações junto a biblioteca.

Todos os trabalhos poderiam ser entregues escritos em papel almaço e/ou digitados em papel sufite tamanho A4, ou, até mesmo ilustradamente em cartolinas.

O trabalho foi muito bem aceito pelos alunos e realizados com grande entusiasmo.

O resultado foi positivo tendo a participação de 95% dos alunos e ao final uma apresentação foi realizada pelas turmas dos alunos do 5° ano.

Tecnologias existentes na escola

Sou professor em 3 escolas municipais, onde, estão localizadas em situações diversas, tais como:

• Zona Rural
• Zona Urbana Central
• Zona Urbana Periferia.

O que tenho como informação delas e seguinte:

• Zona Rural: Possuem 5 Computadores para 110 alunos, possuem internet via satélite, uma biblioteca com livros alguns materiais pedagógicos.
• Zona Urbana Central: Possuem 11 Computadores para 300 alunos, possuem Data show, possuem TV via satélite, TV/Vídeo, internet banda larga, possuem biblioteca somente com livros.
• Zona Urbana Periferia: Possuem 5 Computadores para 200 alunos, possuem Data show, possuem TV/Vídeo e internet banda larga, possuem biblioteca muito bem equipada com material pedagógico + livros.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Minha reflexão sobre a Educação e a introdução de novas ferramentas de tecnologias como novas formas de auxiliar a aprendizagem dos alunos.

Podemos compartilhar que, é fundamental que o professor tenha a plena consciência em procurar se aprimorar, conhecer e se juntar aos outros profissionais para que a interação conjunta de todas as áreas que possam somar conhecimentos poderá de uma forma ou outra contribuir para a melhoria de nosso ensino.

A TIC, sem sombra de dúvida, é o ponto inicial para essa mudança de paradigma educacional. Não quero que hipótese alguma deixe a Família fora deste sistema, pelo contrário, é fundamental que a mesma seja inserida neste novo contexto e que também possa nos auxiliar, simplesmente acompanhando e verificando junto ao aluno seu progresso.


Fonte de pesquisa:

http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/2sf.pdf http://br.youtube.com/watch?v=szNSCKIQnWY.

TECNOLOGIA E NOVOS MEIOS PEDAGÓGICOS DE ENSINAR

A nova ferramenta de ensinar “o computador”, pode ser a grande alternativa que nós professores da época contemporânea encontraremos para tentar reduzir dos índices de falta de atenção e aprendizagem em sala de aula. Uma vez que, é necessário que os órgãos públicos e privados desenvolvem métodos e estratégias de capacitar os profissionais de educação.

Nos dias de hoje, o professorado, ainda se encontra em meio alienados a essas novas ferramentas, visto que, os métodos pedagógicos tradicionais não trabalham alto estima do profissional; e com isso, está cada vez mais baixa, é importante salientar que, para que a nova ferramenta tenha resultado, é fundamental que possamos trabalhar em conjunto, onde o professor de informática será mais uma alternativa de podermos melhorar os índices de aprendizagem.

Não podemos esquecer de ressaltar, que, para que as aulas de informática tenham resultados é fundamental a participação de todos, aplicando um trabalho em conjunto. Onde, a direção, a secretaria, a família e os professores possam sanar as grandes desigualdades existentes entre nossos alunos.

No contexto da educação, verificamos que temos, talvez, as soluções para uma parte dos problemas, já no contexto da informática, temos que analisar e procurarmos tirar todas as dúvidas existentes e somar os conhecimentos para que possamos criar métodos lúdico-pedagógicos, afim de facilitar a assimilação da matéria.

A informática aplicada nas escolas, não deve ser vista como um treinamento técnico profissionalizantes, isto para os anos iniciais, uma vez que a criança precisa aprimorar seus conhecimentos com a linguagem, a escrita, o raciocínio lógico, a formação de opinião, etc., a informática que estamos falando, é aquela que irá auxiliar o professor em seus trabalhos, proporcionando ao aluno um prazer em estudar.

Impressões sobre experiências em navegação

Internet

A internet desde 1969 é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo da informática. Os americanos a introduziram utilizando-a como armamento bélico e posteriormente aplicando a ela uma infinidade de funções comerciais. O mundo abraçou a ferramenta, porém, adotaram novas formas de utiliza-la, uma delas o entretenimento. Hoje temos, ORKUT, MSN, TWITTER, FACEBOOK, JOGOS ONLINE e muitos outros sites para comunicação em massa e de diversão (jogos, etc.).
Não sabemos ainda qual será o destino da internet, o que sabemos é que a grande idéia foi transformada um grande problema. Por isso, é fundamental

11 de jun. de 2010

TIC's - eProinfo

Sejam todos BEM-VINDOS ao meu BLOG.

Informática
Educação
Tecnologia


Estou a disposição para esclarecer e receber dúvidas.

VOLTEM SEMPRE !!!